Rua Quintino Bocaiúva nº 943, - Bairro Moinhos de Vento
(51) 3333-5164     |     (51) 3332-5300     |     0800 051 7547
Nicotinamida

NICOTINAMIDA/ NIACINAMIDA/ VITAMINA B3

Conhecida por ser a forma ativa da vitamina B3, a nicotinamida - também chamada de niacinamida (Niacinamida é uma vitamina solúvel em água),desempenha um papel essencial na produção de energia e síntese de nutrientes nas células do corpo. Além disso, pesquisas realizadas pelo American Society of Clinical Oncology já associam o consumo da vitamina à redução do risco de câncer de pele, uma vez comprovada a atuação dessa substância no estímulo imunológico do organismo. Usada como agente de  hidratação, por aumentar a síntese de ceramidas naturais da pele,está presente em diversos cremes anti-idade, tônicos, hidratantes.

O que é a nicotinamida? Veja como o ativo age na pele

Forma fisiologicamente ativa da niacina (B3), a nicotinamida é uma vitamina essencial do complexo B, reconhecida por sua atuação nas células e por funcionar como uma espécie de barreira na pele. Essa substância reduz o ressecamento e melhora a textura, além de possuir ação anti-inflamatória. Além disso, ao regular a produção das glândulas sebáceas e evitar a inflamação cutânea, é indicada como um poderoso agente no combate à acne.

A nicotinamida é indicada para tratamento e prevenção do déficit de vitamina B3 (pelagra), tratamento tópico de acne leve a moderada, tratamento oral com tetraciclina para controle de lesões de pênfigo.

Um outro ponto interessante é que não se degrada com a exposição à luz solar ou ao calor, além de não ser um fator sensibilizante nas concentrações em que se apresenta. Pode ser combinada com diversos outros ingredientes, como retinol, ácido hialurônico, peptídeos e antioxidantes em geral.

Por que usar niacinamida?

Hidrata: Como já dissemos, a niacinamida estimula a síntese de ceramidas e ácidos graxos, mas também da queratina e da filagrina, que ajudam a reter água, promovendo a hidratação da pele. Assim, fortalecem a barreira cutânea, evitando ressecamento e vermelhidão, por exemplo. Comprovadamente melhora a textura da pele, estimulando a renovação celular.

Regula a produção de sebo: para quem tem pele acneica, o ingrediente pode ser um bom aliado. Tem ação anti-inflamatória, melhora a textura da pele e auxilia na regulação da secreção sebácea, diminuindo a produção de sebo.

Reduz a pigmentação: as manchas podem surgir na pele por vários fatores. A niacinamida ajuda a prevenir e atenuar manchas causadas por hiperpigmentação, impedindo que a melanina se espalhe. Este estudo mostra eficácia semelhante (porém muito mais segura) a da hidroquinona no tratamento de melasma.

 

 

 

Retarda o envelhecimento: Há melhora comprovada na aparência de rugas e linhas finas, de acordo com diversos estudos acadêmicos. A Niacinamida ajuda no aumento da produção de colágeno e elastina, resultando em uma pele mais viçosa e firme.

Combate os radicais livres: de acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Aesthetic Dermatology, a niacinamida combate os radicais livres, ajudando a prevenir os danos causados pela radiação UV e o estresse oxidativo, aumentando a capacidade antioxidante da pele.

Auxilia na diminuição da sensibilidade: Se você é do time das dermes sensíveis e intolerantes, é possível que a barreira da sua pele esteja comprometida. A Niacinamida pode ajudar a reduzir a perda da água, resultando em uma barreira mais grossa e forte. Até pessoas que tem rosácea podem se beneficiar nesse caso.

Niacinamina 5%

A niacinamida usada em uma concentração de 5% é justamente conhecida por ter uma maior eficácia na uniformização da pele . A pesquisa contou com testes com cerca de 50 mulheres, de 40 a 60 anos, por 12 semanas. Durante esse período, elas aplicaram em uma metade do rosto um hidratante de controle. Na outra, uma hidratante com niacinamida a 5%.

O hidratante com vitamina B3 proporcionou melhorias significativas em relação a linhas finas, sinais do tempo, manchas, textura e vermelhidão. E, além disso, houve redução na tonalidade amarelada da pele.

Voltar